Quanto dinheiro você precisa para se aposentar na Grécia?

thumbnail
Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Se você já passou férias nas ilhas gregas, pode ter achado difícil sair. E se você não precisasse?

Aposentados descobrirão que custa menos viver na Grécia do que na maioria dos lugares nos Estados Unidos – ou em outras partes da Europa.

O pior da crise financeira do país parece ter acabado, embora a economia grega ainda esteja longe de ser forte. Os aposentados podem obter uma autorização de residência para a Grécia, comprovando que possuem uma renda independente de pelo menos 2.000 € por mês. (Em julho de 2019, a taxa de câmbio era de US $ 1,12 a um euro, ou seja, aproximadamente US $ 2.240.) O benefício mensal médio da Previdência Social dos EUA é de US $ 1.413. Embora isso por si só provavelmente não seja suficiente para viver na Grécia, você pode sobreviver confortavelmente adicionando cerca de US $ 750 da sua poupança de aposentadoria. E se você é casado, é provável que seu cônjuge também receba uma verificação do Seguro Social.

O clima ameno durante todo o ano na Grécia significa que você não estará pagando por nenhum parque de baixo preço. No entanto, você precisará levar em consideração o custo dos cuidados de saúde. Os cuidados médicos na Grécia são excelentes e relativamente baratos em comparação com os Estados Unidos, mas você precisará pagar pelo seguro de saúde privado , pois não será coberto pelo sistema de previdência social grego. Sua melhor aposta seria estender a cobertura que você tem atualmente nos Estados Unidos.

Aqui estão três cenários a serem considerados para a aposentadoria na Grécia, dependendo do seu orçamento: médio, econômico ou alto.

Um orçamento intermediário

Muitos visitantes iniciantes na Grécia começam por visitar Atenas e depois vão para as praias em outros lugares das ilhas. Se você é uma pessoa da cidade, pode optar por morar em Atenas, ou pelo menos nos arredores da cidade (o centro da cidade pode ser barulhento, lotado e poluído). Morar em Atenas ou perto de Atenas também oferece acesso imediato a cuidados médicos e facilita o acesso a um aeroporto para férias e vôos de volta aos Estados Unidos para visitar a família.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Um apartamento de um quarto nos arredores de Atenas custará cerca de US $ 350 por mês (todos os números são retirados do site de comparação de custo de vida Numbeo.com ). Leve em consideração os serviços básicos – eletricidade, aquecimento, coleta de água e lixo – que agregam cerca de US $ 162 por mês (a média de um apartamento de 915 pés quadrados). A conexão indispensável à Internet? Outros US $ 33 por mês. 

Os mantimentos têm um bom preço na Grécia: pães e queijos, azeite e vinho são todos produzidos localmente e excelentes, e frutas e legumes frescos são abundantes. Mas é claro que você pode não querer cozinhar sozinho o tempo todo. Comer fora é um dos prazeres deste país e uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas da sua comunidade. Restaurantes em toda a Grécia são bons e com preços razoáveis.

Se você conseguiu comprovar a renda necessária de US $ 2.279 por mês, deve estar em boa forma aqui. Além dos custos de moradia mencionados acima, que totalizam US $ 599 por mês, você pode gastar US $ 300 em mantimentos, US $ 35 em transporte e US $ 150 em despesas mensais da casa. Isso deixa você em torno de US $ 1 , 322 para seguro de saúde e outros custos médicos, além de refeições fora, entretenimento e viagens – e sobra o suficiente para lidar com emergências.

Consciente do orçamento

A península do Peloponeso, a sudoeste de Atenas, oferece algumas opções menos caras para a cidade, mantendo-o próximo a boas opções de assistência médica e voos no exterior.

A cidade de Kalamata (sim, como a azeitona), com uma população de cerca de 54.000 habitantes, possui uma atraente cidade velha, museus, restaurantes decentes e praias próximas. Chegar aqui é fácil: há um aeroporto e são cerca de quatro horas e meia de ônibus saindo de Atenas. 

Um apartamento de um quarto nos arredores de Kalamata custa cerca de US $ 250 por mês. As compras custam cerca de 5% menos do que você pagaria em Atenas, e os restaurantes são mais razoáveis ​​(mas, é claro, menos em número). Uma renda mensal de cerca de US $ 1.800 deve ser suficiente para você se aposentar em Kalamata. 

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Para rolos altos

Se a animada vida noturna e restaurantes chiques o atraem, considere uma ilha em uma das áreas mais turísticas da Grécia, como as Cíclades. Mykonos é famosa por seus hotéis de luxo, restaurantes sofisticados e lojas e boates glamourosas. Você pode chegar à ilha de avião ou de balsa a partir do porto de Pireu. 

Se você optar por se aposentar em Mykonos, receberá um elenco rotativo de personagens do fluxo constante de turistas. Espere pagar mais por um apartamento de um quarto: cerca de US $ 813 por mês no centro da cidade (Chora, por exemplo). Adicione US $ 115 para utilitários básicos e US $ 40 para internet. E enquanto o jantar em uma taverna barata em Atenas custa cerca de US $ 11, a mesma refeição será de US $ 23 em Mykonos. 

Uma coisa a ter em mente: a grande infraestrutura de turismo em Míconos mantém o dinheiro entrando, portanto esse destino não está sofrendo tanto com a crise fiscal como em outras partes da Grécia. Provavelmente, você precisará de uma renda mensal de cerca de US $ 3.000 para morar aqui, especialmente se quiser aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer – além de estourar seu cartão de crédito na loja Louis Vuitton.

A linha inferior

A Grécia é conhecida por ter um dos custos mais baixos de vida na União Europeia. O clima é acolhedor, as praias são espetaculares e fica a um curto voo de dezenas de outros destinos turísticos de classe mundial (Roma, alguém?). Nem todas as ilhas gregas têm apelo igual; portanto, você precisará pesquisar suas opções completamente. No geral, você encontrará uma grande variedade de lugares para se aposentar na Grécia.  

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top